segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dare you to move

Engraçado com as coisas são... Ouvia sempre essa música na rádio, achava linda mas não sabia sequer quem cantava. Procurando saber sobre a música, sobre a banda, descobri o Switchfoot, mais uma bandinha americana de Rock Alternativo. Dessas que fazem trilha sonora de seriados ou filmes de Hollywood, tipo Lifehouse (que tem uma música no Smallville). Switchfoot participou da trilha de As crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian. Não me pergunte o nome da música pois não me lembro - e nem vi o filme ainda por falta de tempo.
O fato é que eu gosto desse estilo de música. Aliás, ouço tudo, sem preconceitos. Particularmente, classifico música como MÚSICA BOA e MÚSICA RUIM - independente de estilo ou ritmo. E olha que modéstia à parte, tenho um gosto musical bastante refinado... Entretanto, não me prendo aos modelos comumente empregados. Algumas pessoas têm a péssima mania de classificar (e descartar) pelo estilo, pelo ritmo. Se é forró não presta, se é brega não ouço, sertaneja nem pensar... Isso é uma maneira preconceituosa e ultrapassada de pensar!
Digo isso porque o Switchfoot, assim como o Lifehouse (ou o Casting Crowns, que eu já postei alguma coisa deles) são classificados como bandas "Gospel" - ou às vezes as pessoas ficam na dúvida se os caras são ou não 'cristãos'... Diga-se de passagem, lá na terra do Tio Sam não se faz essa diferenciação entre as bandas de Rock (ou outros estilos) Gospel. Isso é bom! Aqui no Brasil o preconceito é muito grande com relação às composições musicais ditas "religiosas". Uma pena, pois assim como em qualquer outra modalidade de música - do Clássico ao Funk do morro tem muita coisa boa e coisa muito ruim (mas ruim mesmo!!!) no Gênero! Vezenquando um "Padre Marcelo" ou um "Fábio de Melo" aparecem na TV. Mais raramente ainda Aline Barros, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão acham espaço na telinha (e olha que essa galera vende CD a rodo!!!) mas algumas bandas MUITO BOAS (até melhores musicalmente falando do que as que a gente ouve nas rádios, tipo Skank, Jota Quest...) não acham espaço na mídia. Talvez a única que tenha rompido a barreira - pelo menos que eu saiba - foi a banda Catedral. Depois disso ninguém mais. A razão disso: PRECONCEITO! Só isso... Eu poderia citar Aeroilis, Fruto Sagrado, Virtud, Oficina G3, o próprio Rodolfo Abrantes (ex-Raimundos) e mais uma porção de bandas brasileiras de Rock ("Gospel") Alternativo que são MUITO BOAS em melodias e letras, mas que a maioria das pessoas não ouve (nem pra dizer se gosta ou não) porque tem algum tipo de reserva com relação à música dita cristã. Se ouve, ouve em casa, escondido da "galera" (fala sério que não!)... Isso sem falar nas bandas internacionais.
Esse clip do Switchfoot ("Dare you to move") mostra um garoto correndo na contramão. É mais ou menos assim que eu me sinto com relação a essas e outras coisas. Se tiver coragem, veja. Ouça. Aprecie. Goste. Deteste. Mas eu desafio você a tirar as suas próprias conclusões sobre as músicas, sobre coisas da vida, sobre as pessoas... Descartar os preconceitos, abrir a mentalidade para novas sonoridades, novos pontos de vista.
E se você não gostar, ficamos em paz. Eu me sinto no direito de continuar gostando, tá bom? E não vamos brigar por causa disso...

4 comentários:

Rafaela disse...

rsssss...
gosto e Oficina G3..
confesso que não conheço as outras..
mas também escuto Hillsong e algumas outras no carro do Dani (tecladista) e me amarro!! xD

bjus mocinhaa

Kézia disse...

Engraçado..
Das que vc citou, conheço quase todas as nacionais ^^

Confesso que música internacional não é muito a minha praia não.. >_<"

Acredito que música, sendo música de verdade, tá valendo, pois deve-se conhecer para gostar (ou não)..

Enfim..concordo com tudo o que disse! =)

B-joss

Sr. Sete disse...

Então, já corri como o tal. Mas dei a meia volta há um tempo e ando com o pessoal.

Não te condeno, me condeno. Sou preconceituoso como relatas.

wendell disse...

nossaaa eu acho esta musica.
e gostoo demais da banda

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com