terça-feira, 28 de julho de 2009

Do capítulo "VERBOS E OUTRAS LIBERDADES"

"(...) Usemos o exemplo da amizade e veremos que remover o elemento da vida de um substantivo pode alterar um relacionamento. Mack, se você e eu somos amigos, há uma prontidão dentro do nosso relacionamento. Quando nos vemos ou quando estamos separados, há a prontidão de estarmos juntos, de rirmos e falarmos. Essa prontidão não tem definição concreta: é viva e dinâmica, e tudo que emerge do fato de estarmos juntos é um único dom que não é compartilhado por mais ninguém. Mas o que acontece se eu mudar "prontidão" por "expectativa", verbalizada ou não? Subitamente a lei entra no nosso relacionamento. Agora você espera que eu aja de um modo que atenda às suas expectativas. Nossa amizade viva se deteriora rapidamente e se torna uma coisa morta, com regras e exigências. Não tem mais a ver com nós dois, mas com o que os amigos devem fazer ou com as responsabilidades de um bom amigo (...) As responsabilidades e as expectativas são a base para a culpa, a vergonha e o julgamento. Elas fornecem a estrutura que faz do comportamento a base para a identidade e o valor de alguém. Você sabe muito bem como é não atender às expectativas de alguém. (...)"
Assim... A Cabana novamente! Nada na minha vida acontece por acaso. Nada. Esse livro entrou na minha história tipo assim, numa noite em que a minha irmã me ligou bem tarde, voltando da Faculdade, aos prantos, só pra me contar que estava lendo um livro fantástico e que não conseguia conter as lágrimas.
Confesso não ter dado a mínima importância na hora. Eu sou meio cética, desconfiada com tudo, pensei: Ah, deve ser mais uma maluquice dela! - e não dei a mínima bola mas guardei o nome na memória. Dia depois vi o livro nas coisas dela mas nem tive a curiosidade de olhar! Achei sombria demais a capa, muito estranha...
O fato é que os dias passam, as realidades mudam, se acomodam e reacomodam... Belo dia amanheci querendo muito ler o tal do livro de tanto que a mana falou dele por diversas vezes. Só que era emprestado, ela já tinha devolvido e eu fiquei só na vontade. Paciência.
Dias a mais, era aniversário de uma grande amiga. Eu tava procurando um presente - o que para mim é um martírio, pois eu sou péssima para presentear os outros. Muito indecisa.
Sei lá por que cargas d'água comprei pra ela um marcador de livro mas acabei achando muito feio dar um marcador de livro sem um livro. Adivinha qual livro me veio em mente pra presenteá-la?
Foi isso que fiz: saí da loja com o livro pronto pra entregar mas o pior ainda estava por vir... Foi me dando uma curiosidade tão grande (e quando ela vem, meu amigo, não tem quem segure a minha vontade de saber das coisas) e eu comecei a desejar tanto ler aquele livro... Tanto que até doía! Não suportei. Abri e li.
Assim, de um dia pro outro. MIlagrosamente como quem acha uma fonte de água e ao invés de usar as mãos, pula logo dentro e se encharca...
Li. Chorei a cada surpresa.
Tão fantástico que eu poderia ter escrito. Fiquei meio que com inveja do autor. Tantas vezes eu pensei naquelas coisas todas mas nunca tive coragem de colocá-las no papel... Tão simples e tão complexo ao mesmo tempo!
Li de novo. Estou "ruminando" o livro. Vou ler de novo e de novo... Marcando, sublinhando, fazendo anotações, comentários, postando trechos aqui... E recomendando sempre. Não tem nada de especial. Fala de "tudo" e ao mesmo tempo fala de "nada". Esses dias (ainda em São Paulo) conversava sobre o conteúdo do livro com uma amiga que leu enquanto recomendava a um outro - que ainda não leu. Tive que fazer o alerta. Nâo é livro pra teórico, não é livro pra teólogo.Talvez seja um livro pra quem gosta de tirar grandes lições de histórias comuns. É isso!
O pessoal mais de perto fica meio espantado comigo por causa dessas excentricidades. Eu não me importo. Vou continuar postando. E lendo. E aprendendo.
Qualquer dia explico melhor sobre o que o livro fala.
****************************************

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com