quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Trechinho

Sim, comecei a ler Mero Cristianismo, do C. S. Lewis!!! Fazia um tempão que queria muito; e querer é destas coisas que eu demoro. Nem bem terminei de (re)ler o livro que me "cutucou" a curiosidade a respeito deste (A linguagem de Deus, do Dr, Francis S. Collins). O fato é que a minha fase introspectiva me veio combinada a uma certa dose de inspiração teoloapologética (seja lá o que isso queira dizer mas foi o vocábulo mais estranhamente acomodado às minhas não-menos estranhas aspirações). O prefácio já me provocou cócegas nas juntas entre a alma e o espírito! Segue trecho; uma pequena reflexão sobre o uso da palavra "cristão".
"Quando uma palavra deixa de ter valor descri­tivo e passa a ser um mero elogio, ela não nos esclarece sobre o objeto, só denota o conceito que o falante tem dele. (Uma "boa' refeição é simplesmente uma refeição que agradou a quem fala).
(...)
Ora, se permitirmos que as pessoas comecem a es­piritualizar e refinar, ou, como elas diriam, "aprofundar" o sentido da palavra cristão, ela também vai rapida­mente se tornar inútil. Em primeiro lugar, os próprios cristãos não poderão mais aplicá-la a ninguém. Não cabe a nós dizer quem, no sentido mais profundo, está próximo do espírito de Cristo, pois não temos o dom de sondar os corações humanos. Não nos cabe julgar. Aliás, nos é proibido julgar. Para nós, seria uma maldosa arrogância dizer que um homem é ou não é cristão nes­se sentido refinado. E, obviamente, uma palavra que não podemos aplicar não é de grande utilidade. Já os des­crentes ficarão exultantes, sem dúvida, de a utilizar neste sentido refinado. Em suas bocas, ela se tornará simples­mente um elogio. Quando chamarem alguém de cristão, estarão somente dizendo que o julgam uma boa pes­soa. Este uso da palavra, porém, não enriquecerá a lín­gua, pois já dispomos do adjetivo bom. Entrementes, a palavra cristão terá sido destituída da verdadeira utili­dade que poderia ter".

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com