sábado, 10 de outubro de 2009

Já vai tarde...

Ela veio. Indigesta. Indesejada. Insistente. Não me deu tempo de protestar nem de dizer não à sua entrada triunfal. Colocou uma pesada capa sobre os meus ombros e tem me obrigado a carregar. Zombou de mim e ainda zomba. Disse que queria ver quem é que zomba de quem agora...
Foi como encarar uma velha e bem conhecida inimiga que eu já venci mais que dúzia de vezes. Nem ficou espreitando, foi logo entrando com mala e tudo - se instalando aqui dentro, pelos cantos, por trás das portas e paredes... Comprimindo o peito, alterando o ritmo: do coração, da respiração e das horas silenciosas (por vezes cortadas pela voz de alguém me trazendo de volta à realidade).
Não sei bem o que ela quer. Aliás, o que ela (sempre) quer é destruir a esperança e me fazer parar de lutar - pela vida, pelas pessoas, por tudo o que eu tenho de mais precioso e que não se guarda em cofres de bancos. Quer me fazer baixar a cabeça. Quer que eu pare de sorrir. Esses dias quando olhou pra mim, reconheci o (meu) sorriso nos lábios dela. Indignação! Faltou força pra reagir, ainda corri atrás - "volta aqui, isso me pertence"! Quem disse. Fui roubada.
Mas ela fraqueja de vez em quando. Por vezes a capa escapa, escorrega por um breve instante pelas minhas costas. Então o sorriso volta. Pálido, meio sem-graça mas volta. Quando ela se dá conta do deslize, trata logo de se consertar - volta ao "seu" posto e me relembra sobre quem é que "manda"!
De uma coisa ela não sabe, nem sequer desconfia... Que ela não é resistente ao tempo e ele é (bem) maior do que ela! O tempo é meu amigo - dos melhores que tenho. Ele é quem afasta e quem traz pra perto. Ele é quem apaga e escreve coisas novas nas páginas da vida, da história... e se hoje escrevo sobre a muitíssimo inconveniente visita da tristeza (esta criança inensata), é por que o tempo já me disse que a estada dela está chegando ao final e que novo dia, nova visita já vem.

Desde que o samba é samba - Caetano Veloso

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com