segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Citando Rubem Alves novamente...

De tudo que Dostoiévski escreveu em Os irmãos Karamazov, o que mais me impressionou foi o incidente do "Grande Inquisidor". É assim: Jesus havia voltado à terra e andava incógnito entre as pessoas. Todos os reconheciam e sentiam seu poder, mas ninguém se atrevia a pronunciar o seu nome. Não era necessário. De longe, o Grande Inquisidor o observava no meio da multidão e ordenou que ele fosse preso e levado à sua presença. Então, diante do prisioneiro silencioso, proferiu a acusação:
Não há nada mais sedutor aos olhos dos homens do que a liberdade
de consciência mas não há nada mais terrível. Em lugar de pacificar
a consciência humana de uma vez por todas mediante sólidos
princípios, Tu lhe ofereceste o que há de mais estranho, de mais
enigmático, de mais indeterminado, tudo o que ultrapassava as
forças humanas: a liberdade. Agiste, pois, como se não amasses
os homens... Em vez de Te apoderares da liberdade humana, Tu
a multiplicaste, e assim, envenenaste com tormentos a vida do
homem, para toda a eternidade.
(...)
Somos assim. Sonhamos o vôo, mas tememos as alturas. Para voar, é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência das certezas. Mas é isto que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.
É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas da gaiola estivessem abertas. A verdade é o oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas ao vôo. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam. "Prisioneiro, dize-me que foi quem fez essa inquebrável corrente que te prende?", perguntava Tagore. "Fui eu", disse o prisioneiro, "fui eu que forjei com cuidado esta corrente..."
***Anteontem ela me disse que descobriu que era livre.

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com