domingo, 21 de março de 2010

O silêncio - parte I

Amo o silêncio. É fato e nenhuma novidade por aqui. Ano passado, eu estive um pouco preocupada com a excessiva inquietação dos meus alunos. Acabei por preparar algumas aulas sobre o silêncio. É... eu queria forçá-los a pensar sobre o silêncio, sobre o não-barulho, sobre o não-falar, sobre os sons que se pode ouvir quando os nossos ruídos externos são silenciados.
Fiz várias provocações: contei história, lancei alguns questionamentos pra eles pensarem, expliquei, entre outras coisas, que na música "as pausas" têm um sinal específico que aparece quando os instrumentos devem parar por um período de tempo. Devo lembrar que eu trabalho com crianças e especificamente neste caso, as crianças tinham de oito a onze anos de idade. Pedi a eles que ao final, fizessem uma interpretação pessoal do silêncio através do desenho (surgiram algumas definições escritas também).
Esses dias eu estive revirando alguns papéis, alguns trabalhinhos da moçada (do ano passado) que eu faço questão de guardar - aleatoriamente ou por algum significado pessoal. Dei de cara com algumas pérolas...
Essas duas aí em cima sou eu. Tinha duas alunas gêmeas na 4ª série, ano passado. Uma delas (não me pergunte qual porque eu sempre confundo, só sei quem é quem olhando de perto, rs...) e mais a Bebella me desenharam assim no quadro branco: sorrindo e chorando. Confesso que fiquei intrigada (com o desenho). Fui saber o porquê da interpretação assim tão dramática. Fiquei surpresa. As meninas me explicaram que era assim que elas imaginavam o silêncio: eu sorrindo e principalmente, eu chorando. Será que elas sacaram o meu estado emocional no finalzinho do ano passado? Vai saber... criança parece que adivinha as coisas.

1 comentários:

osvjor disse...

belos desenhos. acho que as crianças não adivinham, mas fazem uma boa leitura da nossa linguagem corporal -- assim como os animais --, já que, enquanto não desenvolvem adequadamente a linguagem falada, é uma forma de comunicação mais necessária a elas do que aos adultos...

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com