sábado, 17 de abril de 2010

Não chore ainda não...

Caramba! Semana passou - já! Já???? Foi rápida e indolor. Explico: é que se tem um momento em que eu me desligo da vida e dos seus dissabores, é exatamente quando estou absolutamente mergulhada no meu trabalho, fazendo as coisas que eu amo, dedicando o meu tempo e meu esforço (todo) às coisas em que acredito. Ponto. É isso. A semana foi duríssima! Cansativa até dizer chega! Voltando pra casa ontem à noite, só pra tomar banho e sair de novo, refiz os meus passos de segunda a sexta e lembrei de que não tive tempo pra remoer mazelas. Ponto pra mim.
Já a duas semana estou assim: sem forças (físicas) mas feliz. Se sobram os apelos e os convites pra sair, pra ver um filme, pra fazer alguma coisa no sentido da diversão, sobra também a falta de ânimo. Eu estou cansada! Muito. Pra ter uma idéia, semana passada eu passei metade do sábado dormindo (porque a outra metade eu passei em reunião) e dormi o domingo IN-TEI-RO também. Entenda: apenas me levantei para tomar banho, comer ou fazer alguma outra coisa inadiável ou instransferível, desde que eu não tivesse que caminhar mais do que 10 metros. Ah! Minto: dei uma saidinha rápida pra ir à casa da minha amiga e terapeuta. Lá nós esboçamos (sonolentamente da minha parte, rs) as diretrizes da instituição que desejamos colocar pra funcionar. Saiu um esqueleto até que bonitinho mas eu pude sentir na pele a dificuldade que é ter mas idéias mas ao mesmo tempo "penar" pra transformá-las em coisa escrita. Tá tudo aqui, bem pensadinho na cabeça mas na hora de colocar em palavras inteligíves, capazes de abrir portas, espaços, parece que some tudo, dá um branco geral e temos que fazer um esforço (pra mim sobrehumano) pra traduzir bem. Mas nada que um beijuzinho com manteiga e café com leite pra acompanhar depois não compense depois o imenso esforço mental!!!
O fato é que eu penso muito. Pensar é o que faço de melhor - e de pior. Uma colega me disse (também nesta semana) que eu não deveria me preocupar tanto e nem pensar tanto em tantas coisas, pois corro um risco grande de enlouquecer. Haha! Piada. Já enlouqueci faz tempo. Deixa prá lá o conselho e toca a pensar e mais pensar na vida e nas coisas. Achei por acaso em uma revista, uma entrevista com um psicanalista chamado Contardo Calligaris. Me diverti muito com a maneira dele de interpretar esses males da modernidade: a angústia, a depressão, a ansiedade, os remédios "tarja preta"... Desencanei de muita coisa. Ri um bocado também. E concordei com muito do que ele disse (geralmente não concordo com ninguém, não assim, descaradamente no primeiro contato).
E foi tanta coisa de oito dias pra cá... o curso que só melhora, as amizades que se solidificam, pizza terça-feira com a Neguinha, pizza ontem depois da colação de grau (aliás, baixaria o que aprontaram por lá!!!). Perdemos o senso de solenidade, de respeito às cerimônias. Isso eu posso dizer que a Igreja faz até bem, viu: desenvolver nas pessoas a noção de respeito aos protocolos, que são chatos, eu sei, mas têm suas razões de ser e de existir. As pessoas confundem as coisas: espontaneidade e descontração não implicam necessariamente "baderna". Ontem à noite, até tentei, indignada, derrubar da cadeira um desinfeliz que subiu, assim, de sapato e tudo no estofado pra ficar berrando quando o formando conhecido dele foi receber o canudo - tapando consequentemente a minha visão! Droga! Voltei frustrada porque não consegui o meu intento. Mas todo o resto foi muito bom e até chorei na hora da homenagem às famílias...
No mais, deixa deixa eu cuidar da vida e das coisas por fazer porque vem aí outra semana...
Deixo-vos com o Chico (Buarque) e uma frase do Calligaris. A música é linda e é pra ouvir. A frase é só pra ler mesmo - e pensar, caso desejar. Nem pra entender nem pra interpretar. Nem concordar nem discordar.
Shalom adonai.
.
.
.
"Pra mim, viver mais intensamente é viver melhor,
mesmo tratando-se de viver uma dor."
.
.
.

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com