quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coerência (?)

"... se possível, no que depender de vós, tende paz com todos..."
(Rm12:18)

Não amanheci teológica hoje. Não mesmo. É que andei pensando e se tal coisa acontece o perigo é iminente. Esses dias, voltando pra casa depois do trabalho citei esse versículo no meio de uma conversa com um casal de amigos; a semana está em vias de fim e não me sai o bendito do verso da cabeça. Citei hoje novamente, em outro contexto, pra outra pessoa. As cartas apóstolo São Paulo sempre me impressionaram muito, dentre as tantas coisas proveitosíssimas que li na Bíblia! Tenho o costume de imaginar como é uma pessoa desconhecida através do contato com as coisas que escreve. Na blogsfera é assim: muitos dos escreventes que passam por aqui (ou, naturalmente, nas postagens que leio por aí) a minha tentativa é de formular uma imagem da pessoa por trás das letras... Com o apóstolo (Paulo, antes Saulo de Tarso) acontece mesmo assim: suas palavras me fizeram contruir a imagem de um homem extremamente coerente em seu modo de ser e de falar - e como eu admiro quem tem tal característica (e tenho, na medida do impossível, exercê-la em minha própria vida)!


Certo amigo meu, Teólogo, Pastor Protestante hoje fora das atividades eclesiásticas (e eu bem entendo o porquê), me disse certa vez em uma aula de Teologia que um líder precisa ter três características (e na ocasião, falávamos de características desejáveis a um líder religioso): COMPETÊNCIA, COERÊNCIA E CARÁTER. Receita de sucesso: três palavrinhas-chave, sendo a mais eficaz delas o caráter - as outras podem até falhar mas se o desinfeliz tem caráter, assume as responsabilidades e conserta as coisas da melhor maneira possível! Não vou me alongar no assunto, dar lição de moral não é o meu forte e nem me apetece, de jeito maneira!!! Mas é que eu fiquei martelando sobre coerência de S. Paulo (suposição minha) e e frase (bíblica aí de cima)... Longe de mim fazer análise sintática (odeio essa parte da Gramática - e as outras também - linguistas que me perdoem, rs)! O que percebo são três partes distintas: duas dão a idéia de condicional, uma de imperativo. "Tende paz com todos" é o núcleo, a intenção primária apesar de aparecer só no final.
Hoje entendo bem o significado (entender no sentido de experimentar uma realidade até ela se tornar natural na minha vida) do verso. Aqui e agora não me importa o contexto vivido lá na época em que ele incluiu este conselho "básico" aos cidadãos de Roma, vale o que tenho visto, revisto e muitas vezes amargado em presença de outros seres humanos; com relação à competência (quem não tem não se estabelece, nem adianta espernear), com relação a caráter (hehehe, me abstenho!) e no que vem ao caso no momento: coerência...
Sou de natureza 99% pacífica. Veja bem: 99%!!! E no meu caso (como na maioria dos casos, em qualquer estatística) esse 1% faz diferença na hora H... Melhor não arriscar. Pra segurança minha - e dos outros. E no que é possível, e que depende de mim, tenho me esforçado ao máximo (e quem sabe até conseguido) manter a paz com todos. Não sem esforço. Não sem fingir que não vi nem ouvi certas coisas pora não ter que responder à altura da indelicadeza, da grosseria. Não sem abrir mão do meu ponto de vista pra não ter que esculachar ninguém nem falar coisas das quais eu tenho (absoluta) certeza que vou me arrepender antesm mesmo de chegar do outro lado da rua. Não sem engolir alguns sapos pra ver se economizo (alguma) energia, só pra me manter de pé mesmo, com saúde... Mas sempre tendo em mente que o que eu faço ou deixo de fazer agora vai refletir mais cedo ou mais tarde. Uma hora eu colho os frutos -seja lá do que eu tenha plantado! E tendo o cuidado de não "fazer" com as minhas palavras o que daqui a pouco vou "desfazer" com as minhas atitudes. Simples assim. Pena é não poder contar com (quase) ninguém que tenha pensamento nem comportamento semelhante...



1 comentários:

Carol Venturini disse...

e olha que vc ainda tem pessoas muito leais ao derredor, minha filha! não reclama não pq vc sabe muito bem que a minha situação é bem pior... rs

amo vc sua doida!!!

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com