domingo, 23 de setembro de 2012

As árvores*


Pintei um painel decorativo de uns 8m de largura para a entrada da Feira de Ciências lá da escola onde trabalho. Era pra ser uma floresta, que virou uma árvore, que virou um jardim... Enfim, depois do trabalho concluído (com colaboração, é claro), fiquei bem contente com o resultado! Não era para ser assim tão coincidentemente significativo; olhando pra árvore fiquei imaginando e ruminando tanta coisa, tanta ideia: a de fertilidade, de "dar frutos", de "ser fruto"... Uma pessoa me perguntou o porquê dos espelhos. Respondi que eram para representar os frutos de maneira não-convencional. Era mesmo para as pessoas passarem e olharem-se refletidas nos frutos - naquela hora a pessoa seria o próprio fruto, sentiria que faz parte da árvore... Muita viagem!


Eu sei que o dia da árvore já passou e eu nem sou ligada a essas coisas de datas comemorativas, mas  é que a semana foi tão corrida e só agora tive tempo de dar uma paradinha para registrar alguns acontecimentos. Andei trabalhando pesado esses dias: exercitando a criação, brincando de Deus! Parece absurdo mas é que quando penso nessas coisas de "imagem e semelhança", a primeira impressão que tenho é a de ter herdado um cadinho do potencial criativo do próprio Criador. Estou postando algumas fotos para deixar registrado o momento. E a música do Arnaldo (Antunes) que é pura poesia.

 As árvores são fáceis de achar
Ficam plantadas no chão
Mamam do sol pelas folhas
E pela terra
Também bebem água
Cantam no vento
E recebem a chuva de galhos abertos
Há as que dão frutas
E as que dão frutos
As de copa larga
E as que habitam esquilos
As que chovem depois da chuva
As cabeludas, as mais jovens mudas

 

 As árvores ficam paradas
Uma a uma enfileiradas
Na alameda
Crescem pra cima como as pessoas
Mas nunca se deitam
O céu aceitam
Crescem como as pessoas
Mas não são soltas nos passos
São maiores, mas
Ocupam menos espaço
Árvore da vida
Árvore querida
Perdão pelo coração
Que eu desenhei em você
Com o nome do meu amor.

 * Arnaldo Antunes

1 comentários:

Álvaro disse...

Belo trabalho!

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com