terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

Bem, eu sei que o ano nem acabou ainda. Sei também que por uma hora dessas, no ano passado, eu já estava com toda a retrospectiva escrita, os fatos ruminados emocionalmente e os planos para o ano seguinte na ponta do lápis pra botar pra arrebentar! Pois é... esse ano foi diferente e mereceu uma rememoração diferente também. Resolvi colocar em forma de imagens alguns acontecimentos por aqui. 
Por exemplo, a foto aqui ao lado é de Janeiro: eu estava de férias no Sul do Brasil, mais especificamente na serra gaúcha dando um rolézinho. Foram os 21 dias de carregar as minhas baterias para suportar o que viria nos próximos meses. Quando voltei de viagem, a minha intenção era unicamente estudar e ficar quietinha no meu canto... Mas não, mas não! A minha fase de recolhimento acabou de vez e esse ano foi O ANO dos eventos sociais brotando pelas folhas do calendário. 

A fotografia seguinte foi tirada em Fevereiro, em uma edição do Jogo de Cena aqui em Brasília. Um grupo de Teatro composto por grandes amigos, gente da mais alta qualidade; tive que ir prestigiar... Quanto aos planos de ficar quietinha apenas estudando... bem, eu havia pedido demissão do emprego para me dedicar à vida acadêmica mas acabei cedendo à compulsão hiperativa que me acompanha desde que me entendopor gente. Voltei ao trabalho com carga (horária) reduzida mas o trabalho... Há!!! Melhor nem comentar agora...

Aliás, a próxima foto (Março) representa bem como  foi o ano em matéria de produção profissional: um caminho à frente e um muro a escalar todos os dias. Muito, mas muito trabalho: de produção, de criação, de articulação. Não sei bem dizer como foi que eu dei conta de fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Essa habilidade, mesmo para mim, é um mistério. Só posso garantir que rende um esgotamento físico e nervoso intensos, capazes de me jogar na cama sem vontade de fazer absolutamente nada por alguns dias, logo quando termino algum trabalho importante. Enfim...

Em Abril realizei um grande sonho: conheci pessoalmente a trupe do Teatro Mágico. Foi uma ocasião inesperada, um acontecimento inusitado que me rendeu uma alegria intensa! Não esperava. Sinceramente, foi uma peça que o acaso me pregou: a diretora da escola onde trabalho me convidou por acaso para acompanhar os alunos do Ensino Médio a uma gravação de um programa na TV Câmara e eu fui assim, no escuro. Chegando lá, mal pude me equilibrar em minhas pernas ao saber que a atração do programa era o tão querido grupo orquestrado pelo menestrel Fernando Anitelli. Só alegria! Ah, teve também a produção de uma peça para o público jovem. O É Desse Jeito esteve em curta temporada mas muito importante para o nosso amadurecimento como atores, produtores, roteiristas. Com o meu primeiro dinheiro ganho com o  teatro (atuando) comprei a minha pimeira máquina fotográfica que filma em HD. Hahaha... Pode parecer pouco mas foi um passo e tanto para quem anda nessa vida mambembe, fazendo as coisas maior parte das vezes por amor ou pura diversão...

Em Maio a minha vida mudou substancialmente. Adquiri e consolidei novas (e preciosas amizades). Saí do ostracismo emocional e dei uma chance a mim mesma. Pela primeira vez em alguns anos arrisquei me interessar por alguém novamente. Não sem susto, não sem reservas, não sem medo. As circunstâncias eram sim, todas desfavoráveis: muito trabalho, muita coisa para ler e estudar, cronograma apertadíssimo... Porém, o passo que eu dei naquele finalzinho de mês me levou a uma realidade completamente nova e maravilhosamente feliz. O ano de 2012, que já estava bom, começou a ficar ainda melhor e entrou pro rol dos anos mais felizes da minha vida com os acontecimentos de Maio.


Junho foi canseira e correria - como não poderia deixar de ser. Produzimos uma mega-festa temática na escola, aproveitando a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga. Particularmente gosto muito de toda a trajetória musical do velho Lua, sempre ouvi em casa desde criança, por influência do meu pai. Uma loucura tremenda para dar conta de tanta coisa mas acabou acontecendo tudo tão lindamente que a gente até se esquece das dores... A essa altura do campeonato, o meu coração já estava balançado e eu tinha ao mesmo tempo, uma inspiração a mais para me entregar às produções e uma preocupação a mais martelando a minha cabeça: e agora, se eu me apaixonar, o que vai ser da minha vida? Enfim, os dias foram passando.

Em Julho derrubei o primeiro gigante: concluí (lindamente, em grupo) a monografia da especialização em Arte e Tecnologia. Hahaaaa, agora eu era pós-graduada e todos haveriam de me respeitar então. Bom, mas eu e você sabemos que as coisas não acontecem exatamente assim. Foi suor, esforço tremendo e muitas lágrimas para dar conta de mais essa etapa. Conseguimos! Parabéns para nós. Mais uma vez eu tive a plena consciência de o quanto sou feliz em alcançar as metas que venho traçando ao londo dos anos. Fiquei orgulhosa de mim como raramente consigo. Parêntese para confessar que sofro de um perfeccionismo crônico, que exijo muito de mim mesma, que me auto-flagelo frequentemente por conta de tantas cobranças e que, finalmente, não tenho nenhum orgulho disso (de ser perfeccionista). Mas concluir um trabalho sabendo que ao longo da produção a vontade de desistir foi muito grande é uma imensa satisfação. Só tenho a agradecer a Deus e à minha terapeuta (hehehe) por me ajudarem a dosar a paranoia de modo a não "morrer" quando as coisas não saem exatamente da maneira como eu havia imaginado (muitos risos)..

Em Agosto eu tive a sensação de ter parido o meu primeiro filho. E derrubado o segundo gigante! Essa ideia de cursar duas especializações ao mesmo tempo só poderia ter saído da minha cabeça psicopata e compulsiva mesmo. Mas consegui - mais uma vez consegui! Apresentei um texto que brotou literalmente das minhas entranhas, das minhas inquietações mais profundas a respeito de como as coisas são e de como acho deveriam ser na área de atuação que escolhi exercer na vida. Aprovada com louvor, fiquei feliz por um lado mas ao me depararar com um tempo livre para pesar nas minhas próprias mazelas, entrei em parafuso, surtei e quis desaparecer do mapa! Quase niguém percebeu - eu acho, mas logo em seguida da conclusão dos cursos, os meus olhos se viram fixos na realidade nua e crua, tal como estava. Fiquei perdida e confusa, sem saber direito o que queria da vida, depois de ter lutado e conquistado o que eu tanto queria.
 
Setembro foi o tempo de exorcizar as neuroses e aproveitar o momento. Viajei com aquele que a essa altura já havia se tornado indispensável na minha vida. O tempo a dois, os ares da Chapada dos Veadeiros, as situações vividas me fizeram perceber o quando as minhas inquietações eram desnecessárias. Eu tive certeza do que queria da vida, e era aquilo ali mesmo: pura e simplesmente a paz de um amor tranquilo. Foi o tempo de agradecer a Deus por ter permitido um encontro de tamanha grandeza. Sim, porque eu sei reconhecer quando surge, em meu caminho, uma pessoa especial. Essas, faço questão de cultivar com carinho e cuidado para que permaneçam pelo tempo que assim desejarem. E que seja longo esse tempo...


Em Outubro começamos a viver as angústias do cronograma apertadíssimo! Eu, que havia assumido as turmas de Inglês das crianças da escola, topei assumir algumas turmas de Artes dos adolescentes também e foi todo um período de adaptação, de tensão porque tudo se acumulava freneticamente - e simultaneamente - aos eventos, cuja participação (minha) era efetiva e necessária. Quase morri do stress que começou bem nessa época. A parte boa: fui madrinha de casamento de um casal que ajudei a unir. Uma históira muito peculiar que eu reconto mentalmente algumas vezes e me acabo de rir: as coisas mais sem lógica geralmente são aquelas que dão mais certo!

Novembro... Tão recente e tão distante ao mesmo tempo. Fui ao fundo do poço em matéria de cansaço. Sinceramente, perdi um pouco da graça que eu via em fazer tudo o que eu faço. Senti frustração pela primeira vez neste ano. Me dei conta de que não dou conta de tudo. Muito do que eu sonhei (profissionalmente) não se concretizou porque as coisas não dependem só de mim. Os meus sonhos foram meio que atropelados pela dura realidade e eu entristeci bastante. Perdi a vontade de levantar cedo para trabalhar. Em algumas ocasiões cheguei até a murmurar e reclamar da vida... Veja bem, eu não estive reclamando do salário  nem das condições de trabalho! Não, não era nada disso: era a birra que eu tenho do mundo, do absurdo cotidiano que se apresenta nas atitudes ilógicas dos seres humanos em redor. Sei que não consegui me fazer entender mas... enfim, deixa pra lá. Essa parte da neura já passou. O mundo é muito complicado e ponto final - era isso mesmo que eu queria deixar registrado.

Dezembro! "Olhei pra trás" hoje e tive a absoluta confirmação de como vivi um ano bom! Conquistei grandes coisas... Experimentei sensações maravilhosas e indescritíveis! Escrevi um editorial de revista! Tive até uma noite de performance como DJ (essa é pra rir mesmo)... Quando abro os olhos pela manhã, todos os dias, é um sorriso que brota dos lábios. Sempre sonhei em viver dias assim sem nem mesmo saber exatamente como seriam "esses dias assim". Não me lembro de ter vivido antes um ano tão intenso e ao mesmo tempo tão tranquilo. Só tenho motivos a agradecer a Deus, aos céus, ao Universo, ao infinito ou quem quer que seja que controla essa bagunça toda (que se a gente olhar bem de pertinho, percebe que nem é tanta bagunça assim, e que as coisas têm sim uma certa lógica, um certo encadeamento dos fatos...). Estou muito feliz e é uma satisfação muito grande poder escrever uma retrospectiva com o coração e a alma cheios de esperança.

Foi um ano bom - e ainda não terminou. Faltam alguns compromissos, alguns protocolos, alguns ajustes a fazer mas já valeu a pena cada minuto e segundo vivido. Se o mundo não acabar nos próximos dias (coisa que eu bem duvido que aconteça), entrarei no próximo ano sabendo que para preciso sonhar sonhos ainda maiores e realizar feitos ainda mais significativos para superar em qualidade tudo o que foi feito e vivido em 2012.

E que venham novos dias e novas realizações!

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com