domingo, 18 de janeiro de 2015

Enquanto ela sonha...

Minha vida de um ano pra cá deu mais uma daquelas reviravoltas desconcertantes, com as quais eu já havia meio que desaprendido a lidar. Tomo fôlego a cada manhã e escrevo. Ou me aplico a remoer os segundos ligeiros das horas do dia. Ligo o piloto automático. Mais um sol que se põe; vencemos.

Tive filho. Uma filha, para ser mais exata. Completei a obra da vida de um ser humano qualquer: a árvore, o livro, o filho; posso morrer em paz. Mas não! Agora mesmo o instinto de sobrevivência e autopreservação falam muito mais alto às minhas orelhas: é preciso viver muito, e quando for o bastante, mais um pouco...

Tenho uma filha! E um assombro sem tamanho toma-me a alma e faz-me estremecer o corpo quando percebo um bebê de quase quatro meses aninhado em meus braços: é minha! Na verdade sou dela. E a descrição da maternidade que poderia fazer não atenderia às expectativas de uma reflexão convencional do que vem a ser ter uma criança nascida das próprias entranhas dormindo ali no quarto ao lado.

Enquanto ela sonha eu mal durmo. Enquanto ela chora eu esqueço as minhas dores. Por hora eu posso dizer que ter um filho coloca as coisas todas da vida numa esfera mais profunda de experimentação. Há uma classificação que supera o "bom" e o "ruim" que comumente usamos para enquadrar os acontecimentos. Não é bom nem ruim. Nem é algo entre os dois; simplesmente não se encaixa em uma definição que caia bem, que realmente traduza a sensação.

E era nisso, exatamente, que eu pensava: na impossibilidade de declarar, sem titubear, o que tenho achado dos acontecimentos da maternidade. É confuso, é trabalhoso, é castrador (...) mas ao mesmo tempo é gratificante, traz amadurecimento e um sentido mais claro pra vida. Coço a cabeça. Faço pausa.

Enquanto ela sonha, agarro-me firme à realidade e encerro mais um dia de desbravamento do que há de doce e amargo na vida de alguém que acabou de ter o primeiro filho.

0 comentários:

Sejam bem-vindos!

Mi casa, su casa...
 
Copyright 2009 Viviane Zion. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com